• boxtop
  • Consórcio 123

    Av. Rui Barbosa, 15 - Centro

    12209-000 - São José dos Campos - SP
    Telefone: (12) 3923-5780

    Horários de Atendimento:
    De segunda à sexta:
    Das 07:00 às 19:00
    Aos sábados:
    Das 08:00 às 13:00

  • boxbottom

FAQ sobre cartões de debito/crédito no transporte

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES – PAGAMENTO CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO

Funcionamento dos Cartões Bancários – Visâo Geral

  • Cartões que possuem o símbolo de pagamento por aproximação estão aptos para uso no transporte público
  • Celulares com carteira digital (ApplePay, Samsung Pay, GooglePay) que possuem o símbolo de pagamento por aproximação podem ser aproximados da leitora para efetuar o pagamento
  • Relógios (Smartwatches) como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes pagam por aproximação também
  • Pulseiras com chip (Smartbands) também podem ser habilitadas para pagar por aproximação

COMO UTILIZAR

Ao entrar no ônibus, aproxime o seu cartão, relógio, pulseira ou celular do validador para pagar a passagem.

O valor da passagem será cobrado diretamente no cartão, assim como em qualquer outra transação do seu cartão.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como eu faço para pagar a tarifa com cartão de crédito ou débito?

Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito, que apresente o sinal de pagamento por aproximação*no validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Não há nenhum custo adicional ou taxas para você utilizar essa modalidade de pagamento.

Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.

*Sinal de pagamento por aproximação

2. Quais cartões são aceitos nos ônibus?

Serão aceitos os cartões de débito e crédito com bandeiras Mastercard , Visa e ELO, que apresentem o símbolo de aproximação impresso no cartão.

3. Devo me cadastrar em algum lugar para poder pagar a tarifa com meu cartão por aproximação?

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora do validador para pagar.

4. Como sei se meu cartão tem a tecnologia por aproximação?

Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um símbolo de transmissão que lembra o símbolo do wifi só que deitado. Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu cartão para confirmar essa informação.

5. Qual é a diferença de pagar com cartão de crédito/débito ou com o cartão de transporte?

O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do validador seu cartão de débito ou crédito, que possua a tecnologia por aproximação. Entretanto, lembramos que cartões de débito/crédito não oferecem o benefício de integração.

6. Posso pagar quantas tarifas por viagem? Qual é o tempo mínimo de intervalo para passar o pagamento para outra pessoa?

Você poderá pagar até 3 passagens com o mesmo cartão por viagem, com intervalo de 15 minutos para que possa utilizá-lo em novos pagamentos de até 3 passagens em uma próxima viagem.

7. Os valores são diferentes na tarifa cobrada em dinheiro?

Não, os valores são os mesmo cobrados em dinheiro R$ 5,00.

8. Porque não preciso de senha?

Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não é exigido que você digite senha para valores até R$ 200,00. Já para o pagamento de compras com valores acima de R$ 200,00 por aproximação, é necessário digitar a senha.

9. Como devo utilizar o meu celular no pagamento no validador?

Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de transporte são aproximados.

10. Se eu tiver dois cartões por aproximação na carteira, qual plástico o validador do ônibus vai considerar?

Recomendamos que você tire da carteira o cartão que você irá utilizar pois se um cartão ficar próximo do outro vai debitar o que o validador conseguir identificar primeiro.

11. Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?

Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação.

12. O que fazer se o pagamento não for autorizado?

Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os canais de atendimento do Consórcio 123 para verificarmos o motivo do bloqueio do cartão.

13. É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?

O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o símbolo com 4 ondas impresso no plástico, é necessário entrar em contato com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

O site do Consórcio 123 usa cookies.
Usamos cookies para garantir a melhor experiência na visita em nosso site e coletamos dados estatísticos. Caso contine a navegar, entenderemos que você concorda com a nossa Política de Privacidade e LGPD.
x