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Consórcio 123
Av. Rui Barbosa, 15 - Centro
12209-000 - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3923-5780
Horários de Atendimento:
De segunda à sexta:
Das 07:00 às 19:00
Aos sábados:
Das 08:00 às 13:00 -
FAQ sobre cartões de debito/crédito no transporte
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES – PAGAMENTO CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO
Funcionamento dos Cartões Bancários – Visâo Geral
- Cartões que possuem o símbolo de pagamento por aproximação estão aptos para uso no transporte público
- Celulares com carteira digital (ApplePay, Samsung Pay, GooglePay) que possuem o símbolo de pagamento por aproximação podem ser aproximados da leitora para efetuar o pagamento
- Relógios (Smartwatches) como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes pagam por aproximação também
- Pulseiras com chip (Smartbands) também podem ser habilitadas para pagar por aproximação
COMO UTILIZAR
Ao entrar no ônibus, aproxime o seu cartão, relógio, pulseira ou celular do validador para pagar a passagem.
O valor da passagem será cobrado diretamente no cartão, assim como em qualquer outra transação do seu cartão.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Como eu faço para pagar a tarifa com cartão de crédito ou débito?
Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito, que apresente o sinal de pagamento por aproximação*no validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Não há nenhum custo adicional ou taxas para você utilizar essa modalidade de pagamento.
Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.
*Sinal de pagamento por aproximação
2. Quais cartões são aceitos nos ônibus?
Serão aceitos os cartões de débito e crédito com bandeiras Mastercard , Visa e ELO, que apresentem o símbolo de aproximação impresso no cartão.
3. Devo me cadastrar em algum lugar para poder pagar a tarifa com meu cartão por aproximação?
Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora do validador para pagar.
4. Como sei se meu cartão tem a tecnologia por aproximação?
Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um símbolo de transmissão que lembra o símbolo do wifi só que deitado. Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu cartão para confirmar essa informação.
5. Qual é a diferença de pagar com cartão de crédito/débito ou com o cartão de transporte?
O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do validador seu cartão de débito ou crédito, que possua a tecnologia por aproximação. Entretanto, lembramos que cartões de débito/crédito não oferecem o benefício de integração.
6. Posso pagar quantas tarifas por viagem? Qual é o tempo mínimo de intervalo para passar o pagamento para outra pessoa?
Você poderá pagar até 3 passagens com o mesmo cartão por viagem, com intervalo de 15 minutos para que possa utilizá-lo em novos pagamentos de até 3 passagens em uma próxima viagem.
7. Os valores são diferentes na tarifa cobrada em dinheiro?
Não, os valores são os mesmo cobrados em dinheiro R$ 5,00.
8. Porque não preciso de senha?
Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não é exigido que você digite senha para valores até R$ 200,00. Já para o pagamento de compras com valores acima de R$ 200,00 por aproximação, é necessário digitar a senha.
9. Como devo utilizar o meu celular no pagamento no validador?
Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de transporte são aproximados.
10. Se eu tiver dois cartões por aproximação na carteira, qual plástico o validador do ônibus vai considerar?
Recomendamos que você tire da carteira o cartão que você irá utilizar pois se um cartão ficar próximo do outro vai debitar o que o validador conseguir identificar primeiro.
11. Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?
Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação.
12. O que fazer se o pagamento não for autorizado?
Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os canais de atendimento do Consórcio 123 para verificarmos o motivo do bloqueio do cartão.
13. É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?
O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o símbolo com 4 ondas impresso no plástico, é necessário entrar em contato com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.